com a palavra

Empresário conta a trajetória em Santa Maria

Gabriele Bordin

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal

O porto-alegrense Claudio Cardoso, 51 anos, é proprietário da C Cardoso Multimarcas, do ramo de conserto de automóveis. Casado com a gerente da C Cardoso, Jocenara Cardoso, 46, ele é pai do estudante de Direito, Salustiano, 22. Nesta entrevista, Claudio fala da trajetória profissional na Cidade Coração, onde cresceu, e da empresa familiar.

Diário - Qual é a sua relação com a Cidade Coração? 

Claudio Cardoso - Como sempre morei em Santa Maria, ela se tornou o meu lar. Apenas nasci em Porto Alegre. Minha relação com esse lugar, onde criei raízes, fiz amizades, construí minha família e a empresa que administro hoje, é de amor. Desejo ver a cidade progredir, superando os problemas que enfrenta.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Com a mulher, Nara, aproveitando as férias na praia de São Francisco do Sul, em 2019

Diário - O senhor começou trabalhar ainda na adolescência? 

Cláudio - Minha vida profissional começou cedo. Aos 14 anos, fui trabalhar como varredor na oficina do seu Mariano Niderauer. Depois disso, meus irmãos, Jair, Jairo e Volmir, e eu montamos uma oficina nos fundos de casa, a Irmãos Cardoso. Na sequência, fui trabalhar como chapeador na Superauto, na qual, logo, passei a encarregado do setor de funilaria. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Momento de descanso e descontração com o filho, Salustiano, em 2017

Diário - E como se iniciou a trajetória no empresariado? 

Cláudio - Fiquei na empresa por nove anos. Nela, adquiri experiência e importantes aprendizados. Em 2007, resolvi que era hora de trabalhar por conta e com minha esposa. Então, montamos a C Cardoso Multimarcas. No início, nós dois trabalhávamos até a madrugada para darmos conta do serviço. Enfrentamos muitas dificuldades. Há 13 anos, estamos no ramo. Sou grato pelos colaboradores que nos acompanham em todos os desafios.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Na comemoração dos 80 anos da mãe, Thereza de Jesus da Silva Cardoso, em 2018

Diário - E por falar em desafios, como é gerenciar uma empresa familiar? 

Cláudio - Salustiano está conosco desde o começo. Ele "nasceu na oficina". No início, desejava que ele ficasse no meu lugar. No entanto, vejo que os jovens têm mais possibilidades de mudar. Então, vou apoiar as escolhas dele. Se preferir permanecer na oficina, o caminho está pronto e as portas, abertas. 

Diário - E além do trabalho, o que gosta de fazer nas horas vagas? 

Cláudio - Gosto muito de pescar com meus amigos e estar em família. Tenho uma casa na beira do rio. Sempre que sobra um tempinho, vou para lá, onde, além de descansar, aproveito para pescar.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Festa para Jocenara, no ano passado, entre familiares e amigos

Diário - Qual é a sua filosofia de vida?

Cláudio - Ser honesto, tratar bem a todos e aproveitar as dádivas que a vida oferece. Estas são as minhas prioridades. Afinal estamos nesta vida apenas de passagem. 

Diário - Uma mensagem para Santa Maria e aos amigos. 

Cláudio - Em primeiro lugar, deixo meu muito obrigado aos nossos clientes por acreditarem em nós e confiarem em nosso trabalho. Nossa empresa está sempre à disposição para servir à cidade que nos acolheu da melhor maneira possível.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação contra a aftosa começa nesta segunda-feira Anterior

Vacinação contra a aftosa começa nesta segunda-feira

Próximo

VÍDEO: após 12 anos, recomeça a produção da Cyrillinha

Economia